Os livros de filosofia explicam as principais ideias de René Descartes, mas costumam ignorar os acontecimentos que moldaram sua trajetória intelectual.
Sem a Princesa Elisabeth, não teríamos o Tratado das Paixões. Sem a Rainha Cristina, o fim da vida do filósofo permaneceria um mistério insolúvel. Ler René Descartes sem considerar suas grandes interlocutoras femininas é desconhecer quem foi o homem por trás da filosofia que inaugurou o pensamento moderno.
O lançamento René Descartes: suas amizades femininas vem para preencher essa lacuna.
Escrito por Charles Adam em 1937, intelectual que junto de Paul Tannery organizou e editou as Obras Completas de Aristóteles, este livro utiliza cartas, inventários e documentos primários para reconstruir a rede de influências que humaniza e torna ainda mais interessante a biografia de René Descartes, filósofo de grande destaque na história da filosofia ocidental.
Uma das únicas inteligências que Descartes considerava capaz de transitar com facilidade entre a matemática e a metafísica, a verdadeira força motriz por trás de sua filosofia moral.
O relato sóbrio e tocante da paternidade de Descartes, do nascimento de sua filha Francine ao luto que expôs o coração do homem por trás do racionalismo moderno.
A tensão entre a fé reformada e a proposta filosófica cartesiana, personificada na figura de uma das mulheres mais cultas do século XVII.
A soberana que atraiu Descartes para a Suécia, em um complexo jogo de poder, erudição e exigências que abreviaram a vida do filósofo.
E com o selo de qualidade da Editora Logos
LOGOS
A Filosofia
nasce do espanto
Contato
endereço
Av. Dez de Setembro, 2352
Dois Irmãos / RS
CEP 93950-000
© Editora Logos, 2025.







