institucional

O princípio e o fim da Editora Logos

28 de dez. de 2024

A nossa primeira live

No estágio inicial de desenvolvimento desse negócio, muitas dúvidas foram levantadas.

Qual o nível de produto queremos entregar.

Quem seriam as pessoas selecionadas para trabalhar conosco.

Todas elas partiram do princípio: o que queremos com isso - quais os nossos objetivos. Eu acredito que no início de qualquer coisa, temos apenas algumas ideias e intuições que formam um emaranhado, e o processo de clarificação dos objetivos servem para definir o que é que estamos fazendo, o objetivo com esta empreitada. Outras questões surgem de nossa finalidade, do telos da nossa editora.


Nossos objetivos


Não vou ser prolixo aqui. Nós temos 2 objetivos principais —enquanto editora— que estão conectados intimamente entre si.

Qualquer pessoa que se dedicou a estudar filosofia no Brasil sabe que temos uma carência enorme no mercado editorial de boas edições - até de obras conhecidíssimas, como a Ética a Nicômaco, de Aristóteles. Nós estamos aqui para diligentemente fornecer ao consumidor boas edições de filosofia, com traduções fidedignas e, sempre que possível, bilíngues.

O fato de ser bilíngue tem valor especial na Filosofia, pois muitos termos utilizados pelos filósofos são técnicos, alguns dos quais em boa parte dos estudos acerca do tema usam o termo original para evitar qualquer confusão. De maneira que o estudante poderá consultar o original e se apropriar destes termos.

O segundo objetivo é publicar obras completas de grandes autores que ainda não tiveram, também, o tratamento editorial adequado. Esse temos um autor principal em andamento, e este será um trabalho de 6 anos. Aguardem por novidades em julho de 2025 — os CDF's poderão contribuir com o processo!

Com esses produtos, e notas explicativas, e uma divulgação institucional forte, acreditamos que muitas obras filosóficas - contemporâneas e clássicas - que ainda não tiveram impacto cultural no Brasil reverberarão a longo prazo sobre a formação dos estudantes, o que causará um impacto cultural tremendo.


Derivações


É claro que existem outros objetivos aqui intimamente ligados a nossa proposta. Aumentar a divulgação de Filosofia pelo Brasil é um deles — criar ambientes salutares de debate público é outro. Mas sem um norte, é muito fácil se perder

Definido o objetivo de produto, surge uma questão natural:

Qual é o modelo de negócio adequado para cumprirmos com nossos objetivos institucionais? Para darmos o melhor para nossos consumidores?

Nosso objetivo não era, inicialmente, formar um clube de assinantes. Pelo menos não no início. Mas identificamos que essa seria a melhor maneira de agregar pessoas interessadas no tema que consistentemente estarão estudando e co-participando do projeto divulgando filosofia. E isso é essencial para o êxito e a consistência de nossos projetos editoriais — Consistência tanto na entrega, quanto na qualidade do produto. Nada melhor que um grupo de estudiosos exigentes para sempre lembrar do principal: entregar um produto de alta qualidade e fazer uma divulgação filosófica de alto nível.


O primeiro ciclo


Selecionamos a Isagoge, de Porfírio, em nosso primeiro Ciclo. Você pode conferir os motivos pelo qual escolhemos essa obra de maneira mais detalhada em nossa primeira live (aqui, basta dizer que foi a principal obra de introdução à Filosofia por mais de milênios):


Mas acredito que a escolha - tanto do CDF quanto da loja da editora (Virgílio, Pai do Ocidente), refletem o estado de espírito pelo qual estamos encarando este projeto: de maneira desbravadora, com coragem. Nenhuma das obras seria garantia de sucesso, mas acredito que os nossos assinantes reconheceram o esforço que tivemos em trazer obras fora de circulação e aderiram à ideia.

Muitos colaboradores estavam enfrentando uma fadiga tremenda de outros projetos na época do lançamento. Com grande superação e esforço eu acredito que, mesmo com essa circunstância, conseguimos fazer um case de sucesso e colocar nossa marca no mundo editorial.

Cumprimos com nosso objetivo inicial de assinantes e, mais importante que isso, acredito que conseguimos cativar assinantes que realmente querem estudar filosofia.

Vida longa à Editora Logos!

Lorenzo Fioreze,

Fundador